sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Por falar em Direito


OLá!!

Para o pessoal que está a estudar Direito e para quem pura e simplesmente gosta de coisas interessantes:

O DOC LISBOA vai ter um filme muito interessante sobre o sistema de indemnizações nos EUA chamado DAMAGES. É uma boa altura para nos encontrarmos e até discutirmos um pouco os temas tratados no filme depois. O bilhete é de 3,5 euros. Não se esqueçam, quarta feira 22 de Outubro de 2008, às 16:30 no GRande Auditório da Culturgest em Lisboa! Aqui vai a morada:


Culturgest

Edifício Sede da Caixa Geral de Depósitos

Rua Arco do Cego, Tel: 217 905 155


Aqui vai um cheirinho do filme que me mandou o Pedro Marques


Todos os anos são pagos biliões de dólares em indemnizações individuais nos Estados Unidos e a Koskoff Koskoff & Bieder é um dos escritórios de advogados que consegue melhores resultados neste domínio. Damages aborda com cinismo e ironia os vários aspectos desta especialidade da advocacia. Qual a estratégia para obter chorudas indemnizações? Através de vários casos, vemos como estes advogados lidam com as famílias das vítimas, examinam documentos, criam um guião, e tentam definir um preço para cada vida humana.


Ah pois é...isto promete! Vemo-nos lá!

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

PLENÁRIA GBU - dia 7 Out - 19h Fac Letras

Para quem não sabe, a plenária é a reunião mensal com todos os núcleos GBU de Lisboa e arredores, das várias, muitas, faculdades. Temos um orador convidado e um tema. Depois, falamos um pouco sobre o que queremos e depois...para quem poder, há uma jantarada. Não podia faltar! Hummmmmmmm.... Booooommmmmmm!

Viva a GBU? VIVA!

Bem-vindos a lisboa, capital mundial da boa disposição.
Bem-vindos à universidade de Lisboa, capital mundial da boa disposição e do trabalho duro.
Bem-vindos à faculdade de direito da universidade de Lisboa, capital mundial da boa disposição, do trabalho duro e da fotocópia.
Bem-vindos ao blogue do grupo bíblico universitário da FDL, capital mundial da boa disposição, do trabalho duro, da fotocópia e da amizade.
Este grupo está unido por uma amizade forte entre os seus membros que partilham simples laços entre si de camaradagem e muito amor. Não…não é isso que estão a pensar….é outro tipo de amor…o amor de Deus no qual acreditamos e o qual partilhamos com todos os que se queiram juntar a nós. A faculdade não é só tempo de estudo. Nãaaaaao! É também tempo para conhecer tudo e todos os que tiverem o privilégio de entrar nas nossas vidas. Ah pois é! Neste grupo trocamos ideias sobre tudo e mais alguma coisa. Ajudamo-nos uns aos outros com problemas que podemos ter e queremos principalmente partilhar as experiencias que vamos tendo. Não te acanhes… vais ver que não dói nada!
A partir de aqui, a tua vida nunca mais será a mesma. Bem-vindo a uma nova dimensão...
Ps: (aqui sem qualquer conotação política, é mesmo só uma nota de rodapé) vou enviar um mail a todos em breve para saber quando podemos ter as reuniões semanais do grupo e para marcarmos uma jantarada!! A ver se é desta!

Dura Lex, sed Lex

As férias acabaram e não fiz metade do que tinha planeado. Bom… a quem quero eu enganar? Não fiz nem uma décima! Mas tentei! Já passei pela faculdade e estão os pobres caloiros a serem praxados. Não tive muita pena. Afinal de contas, comparado com o que se sofre neste curso, aquilo ainda é um ponto alto. Mas falemos a sério. Compensa! Dói, mas depois do parto, temos um diploma tão lindo e fofo!! Toca a trabalhar meus amigos! Tenham um ano novo muito produtivo. Não façam batota que Deus não gosta e sejam simpáticos com os outros meninos! Bom ano lectivo!

Ai as férias...

Estas férias…um desastre! Não houve festas, não houve encontros, não houve nada! Mas este ano, prometemos fazer o possível para melhorar. Temos que subir o grau de exigência, meus amigos. Ah pois é! Vamos deixar o ano passado envergonhado. Eu comprometo-me a fazer mais e melhor. Deus é bom. Ele quer o melhor e nós vamos fazer por isso! Sim… isto quer dizer que vos vou chatear imenso para colaborarem com as actividades do grupo, com actividades da GBU geral e também em outras… por aí… o mundo não pára e nós também não!

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Um sorriso divino


Uma das coisas mais fantásticas que Deus inventou foi certamente o sorriso!

Já ouviram o riso das pessoas à vossa volta?

Há pessoas com risos tão silenciosos, quase envergonhados, outros que se ouvem a metros de distância, alguns riem com vogais (ah ah ah, ehe eh eh, ihihihi, ou como o pai natal oh oh oh). Cada um tem um riso diferente e um sorriso especial. E não há dois iguais!

Estou aqui a pensar que se calhar é porque Deus gosta de nos ver sorrir e ouvir rir...mas isto sou só eu aqui a pensar...

Vou mandar-vos um trabalho de casa. Coleccionem risos! Façam rir e tentem descobrir quantos tipos de risos diferentes encontram. ok?

Bom trabalho!

Queríamos ver a Jesus!

Contam as Sagradas Escrituras, que certos homens vieram de longe, de propósito para ver a Jesus. Eles queriam ouvir as palavras de Jesus, saber o que Ele ensinava.

Na altura, estávamos em pleno Império Romano, mas muito entregues ainda ao espírito grego da procura do conhecimento. Assim como hoje procuramos saber o que vai acontecer no euro, e caçamos autógrafos da selecção e há até quem vá com a selecção para todo o lado, naquele tempo, as estrelas eram os mestres que ensinavam filosofia nas academias gregas. De todos os mestres, estes homens tinham ouvido falar mais de um. Que não falava com termos hermeticamente selados, mas falava para todos, desde pescadores a doutores da lei, com a mesma facilidade e simplicidade. Que não tinha montado uma academia, mas...andava por aí, no meio de todos. Que não rejeitava o escravo para falar apenas com os grandes senhores. Que não procurava a ribalta, defendendo apenas causas de vitória certa. Que não falava apenas de filosofia, mas da vida e mais além. Que não falava apenas...mas vivia. Por isso vieram aqueles homens de tão longe... porque queriam ver Jesus.


E hoje? Onde posso ir para ver Jesus?


Muito simples... Segue o mapa:

1º --> Começa a ler o que Jesus disse, ensinou e viveu. É a melhor maneira de começar a perceber quem Jesus é.


2º --> Sai à rua e observa aquilo que Jesus fez. O céu, o mar, a natureza tão perfeita, os bichos tão variados, os pinguins tão bem vestidos, as pessoas tão diferentes, cada pessoa tão única.


3º --> Volta para casa, fecha-te no teu quarto e fala com Ele. Diz-lhe que queres conhecê-lo melhor, saber mais sobre Ele. Deus sempre se dá a conhecer. É um simpático!


4º --> Procura alguém que tu saibas que conhece mais de Jesus. Mais uma vez atenção! A árvore conhece-se pelos seus frutos!


5º --> Não queres que te conte tudo, não??!! Ai...a sério...fazer amizade com Jesus é uma relação pessoal e íntima de cada um. Não tem regras, nem é igual para todos. Não tenhas medo! Ele é só o Senhor de tudo o que existe no universo e fora dele. E imagina lá que mesmo assim Ele quer ser teu amigo...hummm...

quinta-feira, 29 de maio de 2008

filosofia de vida


Olá!!!!!

Sabem que hoje tivemos a nossa última reunião deste ano lectivo de 2007/2008 do núcleo GBU da Faculdade de Direito aka FDL. Pois é! Foi mesmo hoje...e vocês não estiveram lá...foi uma pena...mas...não fiquem assim!! Vá lá!! Não vale a pena ficarem tristes porque em Setembro, se Deus permitir, voltaremos a reunir-nos regularmente!!! Vamos de férias fisicamente, mas não virtualmente, porque o blog continuará a funcionar e continuaremos a estar em contacto sempre.

Hoje tivemos uma reunião muuuuuuuuuuito interessante! Falámos sobre a história que S. João conta da Mulher Samaritana, entre outras coisas que vos contaremos mais tarde...vá...não sejam curiosos!

Esta mulher não conhecia Jesus, mas ao conversar com ele, percebeu que Jesus a conhecia a ela. E muito bem! Ela queria ter um contacto mais pessoal e mais próximo com Deus, mas ouvia dizer tantaas coisas, que uns achavam que se deveria adorar num lugar, outros diziam que era em outro lugar, mas o que ela queria era apenas conhecer a Deus. Jesus não esperou que a mulher fosse ter com ele. Jesus foi ter com ela e mostoru-lhe quem Deus era. Jesus não precisou de usar fogos de artifício, nem bailarinas com pompons. Ele apenas lhe disse a VERDADE com muito AMOR. E aquela mulher percebeu e mostrou o primeiro sinal de quem aceita Jesus no coração, na sua vida...ela correu com uma alegria fora do normal e foi contar atodos que conhecia que tinha encontrado Jesus. Aquelas pessoas, a principio podem não ter acreditado nela, mas vieram ver quem era Jesus. Viram....ouviram....e experimentaram. E assim começa tudo...até aos dias de hoje...

Se alguém te disser que Deus existe, que Deus te ama, que Deus é Amor...Não acredites apenas no que essa pessoa te diz!!! Faz melhor do que isso...EXPERIMENTA!

Provai e vede que o Senhor é Bom!

terça-feira, 27 de maio de 2008

Jantarada...claro...não pode faltar

EStá combinado, dia 30 de Maio de 2008, às 20h, mega jantarada do núcleo FDL para fecharmos o ano lectivo em grande! Tivemos um ano lectivo muito pequenino, muito confuso, mas...cheio da benção de Deus, nosso Ajudador! Será no Vasco da Gama, Parque das Nações. Cada um paga o seu, mas quem quiser pode pagar o meu...

Benção dos Finalistas


Dia 17 de Maio teve lugar no auditório da Faculdade de Medicina Dentária a Benção das Pastas de todos os alunos GBU. Estivémos lá e foi muuuuuito bom!

Houve uma exposição com vários objectos trazidos pelos alunos finalistas (desde peluches chamados kiko até um pé de gesso gigante!!). Houve participações musicais. Houve tempo para testemunhos pessoais de alguns alunos finalistas e houve tempo principalmente para agradecermos ao Senhor por ter ajudado a cada um a conseguir conluir o seu curso. Foi um investimento muito grande, não só de dinheiro, mas principalmente de tempo de vida e emoções, dos alunos e famílias e amigos também. Em tudo, Deus ajudou e a festa foi para dar testemunho disso também. Agora... continuar a confiar em Deus porque Ele sabe exactamente o lugar que quer que ocupemos no mundo.

A nós que ainda não acabámos, fica a mensagem..."Estão a ver? Afinal isto faz-se!"

Ai o feriado....

Esta semana, tivemos que combater um flagelo dos nossos tempos...o feriado à quinta-feira, dia da nossa reunião semanal. Tivemos a reunião à sexta e nem sentimos a diferença, vejam lá que até foi uma reunião fantástica e tudo!
Falámos sobre o que é ser tímido. Sim...foi isso mesmo que leram! Ser tímido. Parece que não é nada de especial, mas isso é porque vocês nunca tiveram que deixar de fazer amigos, divertir-se, só por serem tímidos. Cada vez mais as pessoas se escondem dentro de si mesmas, com medo. Medo de serem magoadas, medo de falharem, medo de serem gozadas. Só há um problema. Deus nos pede duas coisas:
1- não fazer o mal -- fácil! basta ficar em casa muito quietinho e não há erro!
2- (ai, agora é que começam a complicar) - fazer o bem.
Pronto...e agora? Tenho mesmo que fazer alguma coisa...tenho mesmo que sair de casa e andar por aí e conhecer pessoas e falar com elas e fazer amigos e ajudar o próximo e assim??? Pois é! E se andarmos sempre com medo, se formos tímidos...como é que vamos conseguir fazer isso?? Só há uma maneira! Confiando em Deus e sabendo que Ele nos ajudará a ter força e coragem para fazer o que for preciso. Simples, não é?
Ideias a reter:
a) Deus não nos pede nada impossível...o impossível é departamento Dele e Ele tem o exclusivo!
b) Se a tarefa parece difícil... pede ajuda.
c) Todas as pessoas têm um dom (ou mais). Descobre qual é o teu e usa-o! O teu dom marca a tua presença na História da Humanidade! Muda o mundo, uma pessoa de cada vez, um dia de cada vez, um sorriso de cada vez!

Reunião do dia 15 de Maio

Venho por este meio redimir-me por não ter partilhado convosco há mais tempo o que se passou na reunião da 5º feira passada, não...a outra ainda antes dessa!
Com a confusão dos exames/frequências, não tivemos possibilidade de escrever o blogue, mas cá estamos!
Na reunião partilhámos uma leitura das Sagradas Escrituras em Salmos 116. Este salmo é muito interessante porque é um testemunho sobre o que é passar por tempos de aperto e dificuldade (tipo... o dia-a-dia na FDL) e sobreviver pela ajuda do nosso Deus. Partilhámos testemunhos pessoais sobre alturas da nossa vida em que pensávamos que tudo estava perdido, que não haveria solução para os problemas. Momentos em que tudo em volta fica escuro e não encontramos um caminho certo. É nesses momentos em que mais forte pode brilhar a luz que é Jesus. Sim...eu disse "pode"! Porque para que Jesus brilhe na nossa vida, temos que permitir que Ele o faça. Deus é um verdadeiro "gentleman", não entra onde não é convidado, não arromba portas, não invade o nosso livre-arbítrio. Deus está sempre pronto a ajudar-nos, a fazer luz sobre o nosso caminho e a ser o caminho quando estamos perdidos, mas temos que deixar que Ele trabalhe, temos que confiar que Ele vai fazer o melhor por nós sempre. Já tentaram conduzir com uma pessoa al lado a dizer-vos sempre o que fazer e como fazê-lo? É isso que queremos fazer, muitas vezes com Deus! Dar-lhe instruções...imaginem...dar instruções ao Criador do universo! Então vamos confiar um pouco mais, fazer a nossa parte e deixar que Deus faça a Sua parte.
Poderia dizer-vos "não se preocupem, amigos! vai ficar tudo bem!". Mas vocês iriam mandar-me dar uma volta, por isso... prefiro dizer-vos, como disse o compositor do Salmo 116


Amo ao SENHOR,
porque ele ouviu a minha voz e a minha súplica.
Porque inclinou a mim os seus ouvidos;
portanto, o invocarei enquanto viver.
Os cordéis da morte me cercaram,
e angústias do inferno se apoderaram de mim;
encontrei aperto e tristeza.
Então invoquei o nome do SENHOR,
dizendo: Ó SENHOR, livra a minha alma.

Piedoso é o SENHOR e justo; o nosso Deus tem misericórdia.
O SENHOR guarda aos símplices;
fui abatido, mas ele me livrou.
Volta, minha alma, para o teu repouso, pois o SENHOR te fez bem.
Porque tu livraste a minha alma da morte,
os meus olhos das lágrimas, e os meus pés da queda.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Exames!!

Por motivo dos exames éramos um número reduzido, mas mesmo assim o núcleo correu bem ontem. O Evaristo levou-nos a falar de dois versículos do livro de Isaias (capítulo quarenta, versículos 30 e 31.)

Até mesmo a juventude se cansará; há jovens que acabarão por
desistir. Mas os que confiam no Senhor renovarão as suas forças. Subirão
com asas como águias; correrão e não se cansarão; andarão sem
desfalecerem.

Tivemos uma conversa encorajadora que nos incentivou a estar já a correr, pois não "precisaremos" de Deus se ficarmos estagnados.

Que Deus vos conceda a paz, a sua orientação e o bom racioncínio neste tempo de exames.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Reunião dia 24 de Abril 2008

Tivemos uma excelente reunião com conversa, partilha, risos e até estudámos a Bíblia um pouco! Uma surpresa agradável da parte da Alfa animou a conversa também e serviu para conhecermos melhor a maneira de pensar dos colegas!

Decidimos que era importante colocar as actividades do GBU no nosso calendário (ver o rodapé) começar-se-á a transferência os dados assim que possível. Por enquanto, ainda será necessário ir a www.gbu.pt e clicar nos grupos locais. Por fim, falamos da eventual oficialização do núcleo com a associação estudantil da FDUL.

No estudo bíblico, examinámos uma história "curiosa" que se encontra no livro de Josué, capítulo 9, versículos 1 a 15. Salienta-se que a astúcia dos não Israelitas teve êxito porque o povo de Deus não se incomodou a consultar o Senhor. Quantas vezes é que nós fazemos a mesma hoje em dia? Quanto sofrimento é que podíamos evitar se nos incomodássemos, um minuto sequer, para uma consulta como O Omnisciente?
__________
Agora a surpresa da Alfa... Ela elaborou uma sondagem de alguns estudantes da sua turma e recolheu informação muito interessante. Apresnte-se abaixo o resumo do trabalho. Isto fica à maneira "Euronews" ou seja, "No Comment!"

O inquérito foi feito entre alunos da FDL durante esta semana, cerca de 30 pessoas dos 20 aos 50 anos de idade, várias nacionalidades (portuguesas, africanas e outras), homens e mulheres e de vários anos do curso. Quando desafiei as pessoas a responderem a 5 perguntas apenas, todos se mostraram curiosos para saber o objectivo e o tema das perguntas, mas apenas foi revelado que seria para um inquérito dentro da faculdade e que seria anónimo. Todos se mostraram interessados a responder, mais por curiosidade. Ao longo do inquérito várias pessoas mostraram dificuldade a responder a algumas das perguntas porque confessaram nunca terem pensado no assunto.

As perguntas:

1- Deus existe?

dois terços das pessoas respondeu "sim"
do outro terço, metade respondeu "não sei" a outra metade respondeu "não"

2- Porquê?

Aqui as respostas foram mais variadas. Mesmo os que responderam à primeira pergunta "não sei", aqui apresentaram as suas razões que se recumem nas seguintes
a) dos que responderam "sim"
- porque sim;
- porque nós existimos;
- porque precisamos dele e ele de nós;
-porque me ajuda;
-porque o sinto todos os dias
-porque nos momentos difíceis da minha vida me tem ajudado a superar muitas coisas;
-porque tem que existir
-porque tudo só faz sentido com a existência de Deus;
- porque é ele que regula toda a natureza;
-porque tenho saúde;
-porque todas as pessoas têm que acreditar em alguma coisa;
-porque acredito em algo superior, tenha o nome que tiver;
-porque alguém tem que ser o mestre desta sinfonia.
b) dos que responderam "não":
-porque nunca o vi;
-porque não há provas;
-porque as existências divinas são criação da mente humana que precisa de acreditar em algo superior;
-porque não é lógico;
-porque sou ateu, acredito na natureza.

2- Há algo de sobrenatural que afecta a tua vida?

Duas pessoas responderam "não sei".
Quase um terço respondeu "nada".
A esmagadora maioria respondeu coisas tão variadas que chegámos a uma lista das mais mencionadas:
- lua
- feitiçaria
-destino
-intuição
-energia
-inveja alheia
-sonhos e pensamentos
-pressentimentos
-astrologia
-trevas
-a vida
-Deus
-Jesus
-Nunca pensei nisso

3- O que há depois da morte?

seis pessoas responderam "não sei".
todos os outros responderam dentro da lista seguinte:
-nada
-sepultura ou crematório
-o fim da vida
-a regeneração
-o infinito
-reencarnação
-inferno
-o que quisermos
-a continuação de um processo
-paz
-felicidade eterna
-paraíso
-terra
-morte
-eterna felicidade
-vida eterna
-nova vida e nova dimensão
-uma vida no céu com Deus

5- Em relação à primeira perqunta (Deus existe?), porque achas que há pessoas que pensam o contrário de ti?

Do grupo que respondeu "sim, Deus existe"
-porque não há provas
-porque não conhecem Deus
-porque não têm religião
-porque todos têm direito a uma opinião diferente
-porque passaram por situações difíceis na vida e não encontraram a solução para os seus problemas
-porque não têm exemplos a seguir
-porque têm medo
-porque nunca tiveram o privilégio de sentir Deus
-porque são estúpidos
-porque precisam de ser salvos porque Jesus
Do grupo que respondeu "não, Deus não existe"
-porque essas pessoas precisam de acreditar que terão vida futura e perdão
-porque sofrem influências da sociedade para acreditarem
-porque têm fé
-porque lhes facilita a vida
Do grupo que respondeu "não sei se Deus existe"
-porque há pessoaas com mais fé e outras que precisam de ver algo
-porque há necessidade de ter um sentidopara a vida e dignidade humana
-nada é absoluto

Retiro desta experiência alguns comentários:
-pessoas que responderam que não é lógico que Deus exista, mas depois responderam que acreditam que a astrologia e a inveja dos outros influencie a sua vida.
- pessoas que tiveram imensa dificuldade a responder às perguntas porque realmente nunca tinham pensado sobre o assunto
-pessoas que tentaram copiar as respostas dos colegas, para tentar ter uma opinião ou apenas para tentar perceber qual a opinião que os outros esperam que tenha e adaptar o seu comportamento a esse padrão...não sei.
-pessoas que são crentes, mas que rejeitam o rótulo de qualquer religião.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

O núcleo começa assim:

No passado dia 17 de Abril o núcleo do GBU da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa realizou a sua primeira reunião deste ano lectivo. Assim, ainda dá tempo para uma mão cheia de reuniões sem tempo suficiente para fazer muitas asneiras (ah ah). Um voto de agradecimeto à Alfa pelo trabalho de nos organizar!

O "cota" Evaristo dirigiu uma conversa sobre Salmo 100 e encorajou o grupo a ver como podiam louvar a Deus através do falar e do agir na faculdade.

Decidiu-se que era importante estabelecer um bom fundamento para podermos reiniciar as actividades em Setembro de 2008 sem perdermos o ritmo. Para este efeito criou-se este blogue e estarão abertos os comentários para podermos comunicar entre nós e responder ás dúvidas levantadas entre nós e pelos colegas.

Também prevê-se uma actividade na casa do nosso colaborador, Scott quando o clima permitir a possibilidade de fazer um churrasco no seu terraço no Lumiar.

A próxma reunião será no dia 24 de Abril às 13h. O ponto de encontro será o átrio da FDL. Até então.